PUBLICADO EM: 30/03/2022

Super Bock Digital Stage!

Capa

Há um palco na Cidade do Rock onde tudo se funde e faz sentido. Onde quem ganha é o live, onde somos todos mais amigos. Onde o entretenimento e o humor não estão cercados, onde a palavra não é arma de arremesso e onde só a cerveja se espuma. Um palco do qual todos fazem parte e ninguém é barrado à porta.

 

Assim é o Super Bock Digital Stage, palco que se estreou no Rock in Rio Lisboa em 2018 e que, tal como o universo digital, muito evoluiu desde então, trazendo agora para a Cidade do Rock alguns dos maiores fenómenos do online. Aqui, nada – nem ninguém – fica de fora. Há TikTokers, YouTubers, novos formatos de entretenimento como Podcasts, muita música, ainda mais humor, horas a fio de diversão e, acima de tudo, interatividade – algo apenas possível graças à tecnologia digital.

Num mundo digitalizado, em que tudo anda à velocidade da luz (ou, neste caso, da net), há novos desafios com os quais todos se deparam – pessoas, empresas e sociedades. Desde a desigualdade no acesso às ferramentas digitais (segundo dados do INE, dois em cada 10 portugueses nunca utilizou sequer a internet), à necessidade de fomentar o respeito e a tolerância em contextos digitais, ou à importância de nos adaptarmos a novas linguagens para assim ser possível evoluir e nos relacionarmos, o Super Bock Digital Stage chega com a missão de desmistificar alguns destes temas, tendo para isso selecionado um lineup que leva a palco aquilo que o digital tem de melhor – a conexão, a proximidade, a amizade, a interatividade, o fun, o leve, o descomplicado.

 

No último ano, o digital evoluiu o equivalente a cinco anos em apenas três meses. Isto fez-nos pensar no quanto ele evoluiu, então, desde a última edição do Rock in Rio – em 2018 – e quantos novos desafios nasceram entretanto. Portugal está, ainda, muito abaixo da média europeia no que toca à literacia digital e há que desmistificar alguns destes temas. É que o Super Bock Digital Stage se propõe fazer, mostrando o lado bom, o lado fun deste universo, as suas potencialidades, os seus benefícios, e despertando consciências para o mundo digitalizado em que já vivemos”, afirma Roberta Medina, Vice-Presidente Executiva do Rock in Rio.

 

Já para Bruno Albuquerque, Diretor de Marketing Cervejas e Patrocínios, “o Super Bock Digital Stage materializa o compromisso da Super Bock em estimular a criatividade e amizade sem fronteiras entre o mundo físico e o digital. Com este palco, conseguimos colocar no terreno um ambiente de promoção da partilha e da amizade, onde podemos proporcionar novas experiências e aproximar-nos do público. Além de reforçar a nossa ligação ao território da Música, regressar ao Rock in Rio Lisboa é para nós um motivo de grande orgulho, e uma oportunidade de celebrar a inclusão digital, onde é realmente possível seremos todos mais amigos.

 

Uma das grandes novidades do Super Bock Digital Stage é o facto de, nesta edição, se apresentar como um palco verdadeiramente interativo. Ao longo do dia, em diferentes momentos durante e entre atuações, haverá quizzes, jogos e brincadeiras com o público. Vai ser comum ouvir os hosts deste palco – Mariana Bossy e 20Chatear, que terão presença assídua nos quatro dias de festival – ou até mesmo os próprios artistas pedirem ao público que digitem algo no telemóvel ou que acedam à app para votarem na música que querem ouvir em seguida.

Mas há mais: além de um lineup recheado de talento e dezenas de performances que irão brilhar em cima do palco, nos bastidores esconde-se um Not So Secret Stage. Trata-se de um “palco dentro do palco”, preparado para receber diferentes produtores de conteúdo convidados diariamente, como complemento à programação. Um espaço que contraria a célebre frase “what happens backstage stays backstage” e que foi pensado para gerar centenas de conteúdos e mais horas de entretenimento, ao qual todos vão poder ter acesso através das redes sociais.

 

Ninguém está fora do digital nos dias de hoje. Ouvimos a nossa música favorita no Spotify, vemos videocasts e stand-up no YouTube, rimos das danças virais do TikTok, fazemos like em conteúdos de Instagram, maratonas de séries nas plataformas de streaming, e tantas outras coisas que ações que nos acompanham diariamente. No Super Bock Digital Stage vamos trazer para palco tudo isto e muito mais, mostrando que no digital – tal como deve ser na vida offline – ninguém fica de fora. Há espaço para os fenómenos mais recentes das novas medias sociais, artistas consagrados, humoristas, músicos, mágicos, dançarinos, entertainers, de diferentes gerações de produção de conteúdo, mas com algo em comum – o talento”, explica Luís Soares, responsável do Super Bock Digital Stage.  

 

Tal como referido, no Super Bock Digital Stage não faltarão fenómenos, e é praticamente impossível usar esta palavra sem pensar no TikTok – a rede social sensação. Assim, durante os quatro dias do Rock in Rio Lisboa, subirá ao palco o grupo Team Break, composto por alguns dos maiores TikTokers portugueses da atualidade – Constanza Ariza, Rafael Santos, Leonor Filipa e Rodrigo Alves – prometendo pôr a plateia a dançar ao ritmo das melhores coreografias desta plataforma.

Presença assídua em todos os dias do festival será, também, Gilmário Vemba, uma referência no humor angolano e no cenário humorístico português. O comediante, que arranca sentidas gargalhadas do público, terá consigo um convidado especial diferente a cada dia, abordando com muito humor temas do universo digital e do território do humor. É o caso da humorista convida Mónica Vale de Gato, que se junta a Gilmário no dia 18 de junho para abordar a diferença na comédia entre homens e mulheres. Já Alexandre Santos, que sobe a palco dia 19 de junho, fará uma reflexão sobre a passagem do digital para os palcos. Dia 25 de junho a conversa será com Hugo Sousa e aqui conversarão sobre humoristas em novelas de ficção.

 

 

Além das caras que subirão ao Super Bock Digital Stage nos quatro dias de evento, vai ser possível assistir a muito mais horas de conteúdo em palco. Começando pelo dia 18 de junho, a Cidade do Rock vai receber Iuri e Rui – mais conhecidos por Os Primos. A dupla levará a palco reacts ao vivo, de vídeos da internet, com o registo hilariante ao qual já habituaram os fãs, com a diferença de esta vez não o fazerem atrás de uma câmara e, sim, à frente de milhares de pessoas.

Neste mesmo dia sobe, também, a palco Catarina Miranda, outra das estrelas do digital que irá apresentar ao vivo o seu podcast “Só mais 5 minutos” – uma conversa sobre o outro lado das pessoas e das histórias da sua vida, que já passou por tantas áreas como a rádio, a televisão, a política, o desporto até às ciências.

Música é, obviamente, algo que não pode faltar neste palco e, por isso, também no dia 18 de junho a Rockline Tribe vai levar a mais emblemática festa de Rock, Metal, Grunge e Indie ao Super Bock Digital Stage. Nos comandos estarão DJ Izzy, António Freitas, Carolina Torres e Nuno Calado, que prometem muita música e memórias inesquecíveis.

Seguem-se, ainda, Miguel Magalhães com Mariana Guerra. Famoso pelos TikToks que grava a tocar piano em público, o jovem músico está pronto para mostrar todo o seu talento perante milhares de pessoas, na Cidade do Rock. Miguel toca piano há mais de 10 anos e, atualmente, conta com mais de 100 mil seguidores na sua plataforma. A ele junta-se Mariana Guerra: unidos pela música, são namorados e conheceram-se na rua de Santa Catarina, onde ambos atuavam. Conhecida pelas suas participações em diversos programas de entretenimento em televisão, a cantora sobe ao palco para mostrar a sua magnifica voz acompanhada ao piano pelo parceiro.

 

No segundo dia de festival é a vez do Super Bock Digital Stage receber Nuno Agonia, um dos mais famosos YouTubers portugueses de tecnologia, que promete surpreender os fãs com um unboxing verdadeiramente especial.

Este dia ficará, também, marcado pela presença em palco de um artista especial – o inconfundível Toy, que vem mostrar como um artista se pode reinventar e adaptar às novas ferramentas digitais, levando a palco um concerto interativo durante o qual caberá ao público a missão de decidir as músicas que o artista irá cantar.

Ainda neste dia apresentam-se Pedro Gonçalves e Diogo Costa. Ambos começaram o seu percurso musical no YouTube e, atualmente, já transportam o seu talento para o universo offline. Pedro Gonçalves estreou-se como YouTuber em 2012, onde aparecia a fazer covers das músicas que mais gostava. Em 2018 lançou o seu primeiro single, “Beija-me”, com a participação de David Carreira. Entre muitos outros temas de sucesso e participações em programas televisivos, o músico conquistou já dois Discos de Ouro. Já Diogo Costa, um dos YouTubers mais reconhecidos em Portugal, destaca-se pelos seus vlogs, desafios e covers musicais. O artista também já participou em projetos televisivos – como “Factor X”, na SIC – e recentemente lançou o seu primeiro single intitulado de “Sem Dormir”.

Mas há mais! No dia 19 de junho também se apresenta Gabriel Ferreira. Entertainer, mágico e criador de conteúdos digitais, começou a sua carreira na área da magia, em 2017, quando chegou à final de um programa de talentos televisivo. Convidado para participar num dos maiores festivais de Magia do Mundo, “Os Encontros Mágicos” organizado por Luís de Matos (com quem continua a trabalhar até hoje), o artista partilha também a sua magia nas redes sociais (YouTube, Instagram e TikTok) onde conta com mais de 230 mil seguidores e milhões de visualizações.

Para terminar este dia, o Super Bock Digital Stage vai dar as boas-vindas à irreverência em dose dupla das LookAlike. Naturais de Coimbra, as irmãs gémeas que cantam e compõem as suas próprias canções têm, já, vários singles editados e em junho vão levar ao Rock in Rio a frescura e paixão de uma nova geração da pop.

 

O primeiro dia do segundo fim de semana arranca com a apresentação ao vivo de dois podcasts bem conhecidos dos portugueses: Pijaminha de Cenas, que junta em palco uma das mais conhecidas caras do digital em Portugal, Ana Garcia Martins, e o humorista David Cristina; e Terapia de Casal, que leva ao palco da Cidade do Rock Guilherme Fonseca e Rita da Nova para entreter o público com picardias, piadas e uma eterna rivalidade entre casal, num podcast onde se discutem manias irritantes, características de personalidade questionáveis e hábitos incómodos.

Mais tarde, o palco é ocupado por Mary N, a artista que traduz as suas emoções nas letras da sua música e as junta ao seu talento na guitarra, produzindo uma melodia à qual ninguém fica indiferente. Em 2020, a artista venceu o prémio E! na categoria de música, pela E! Entretenimento Portugal, e atualmente está a trabalhar no seu novo álbum.

 

No último dia do festival é a vez do Super Bock Digital Stage receber um nome frequentemente digitado: Diogo Figueiras, mais conhecido por Windoh. O YouTuber promete surpreender o público levando a palco o seu “Secret Project”.

Neste mesmo dia o público também poderá rir com o humorista luso-francês Pierre Zago, conhecido pelas suas reportagens caricatas e apanhados e que, recentemente, protagonizou um vídeo para o festival no qual saiu à rua a convidar pessoas para o festival sob o mote da campanha “Eu Vou”.

Confirmado no cartaz do dia 26 de junho está, também, o criador de conteúdos Lucas with Strangers, um jovem TikToker que tem como objetivo fazer os outros felizes realizando sonhos de pessoas que encontra na rua e que conta com mais de um milhão de seguidores no Tiktok.

Este dia será igualmente marcado por performances musicais. It’s a Trap já é um dos maiores movimentos do género trap em Portugal. As festas deste coletivo têm conquistado o país desde 2016, juntando em palco nomes como Yuzi, Loner Johnny e Sippinpurpp.

Confirmada está também Favela Lacroix, cantora e drag queen brasileira que levará a palco uma mistura contagiante de voz, dança e energia; e BCKappa, o jovem artista português que, segundo afirma, larga na música tudo o que viveu.

 

O Super Bock Digital Stage conta com a co-curadoria da NewSheet, produtores das conceituadas festas Revenge of the 90’s, e da Milk&Black, uma das agências portuguesas que mais cartas tem dado no entretenimento digital. Em breve serão anunciados mais nomes para o cartaz deste palco.

 

OUTRAS NOVIDADES