PUBLICADO EM: 21/01/2020

Rock in Rio nomeado para “Melhor Festival do Mundo”

Capa

Rock in Rio foi nomeado para o prémio de “Melhor Festival do Mundo” nos NME Awards, um dos prémios mais antigos e relevantes da indústria da música, atribuído pela revista britânica New Musical Express. Além do Rock in Rio, estão nomeados nesta categoria outros festivais internacionais de grande dimensão como Coachella (Estados Unidos da América); Fuji Rock (Japão); Glastonbury (Reino Unido); Mad Cool (Espanha); Sziget (Hungria); entre outros.

Aquando da última edição do festival, que se realizou no Rio de Janeiro em setembro de 2019, a NME escrevia que “quando se fala de mega espetáculos internacionais, existem poucos nomes maiores que o Rock in Rio”. Mais recentemente, a publicação britânica referiu num outro artigo que “resumindo o Rock in Rio em uma palavra, teria que ser esta: grande. Ou talvez até esta: GRANDE.”

O festival, que comemora este ano o seu 35.º aniversário, nasceu no Brasil em 1985 somando, já, 20 edições, 119 dias e mais de 2.000 atrações musicais. Ao longo destes anos, mais de 10.2 milhões de pessoas passaram pelas Cidades do Rock em Portugal, no Brasil, em Espanha e nos Estados Unidos.

Além da categoria “Melhor Festival do Mundo”, serão também atribuídos outros prémios, na cerimónia que se realiza a 12 de fevereiro, nomeadamente o galardão de melhor álbum e melhor canção do mundo. Para este último, está nomeada “Circles”, faixa do último álbum de Post Malone, um dos nomes confirmados para o Palco Mundo do Rock in Rio Lisboa, no dia 28 de junho.

Os prémios da New Musical Express realizam-se desde 1953 e, este ano, constituem um “evento especial por várias razões, marcando o final de uma década brilhante para a música e o começo de uma nova cheia de possibilidades”. Assim, vão ser também distinguidos o álbum e canção da década. Recorde-se que a última edição dos NME Awards aconteceu em 2018, altura em que o galardão Godlike Genius – um dos mais importantes da cerimónia – foi atribuído a Liam Gallagher, a propósito do lançamento do seu primeiro álbum a solo. O artista vai marcar presença no Parque da Bela Vista no dia 21 de junho.

OUTRAS NOVIDADES