PUBLICADO EM: 10/06/2022

Recomendações na Cidade do Rock

Capa

Porque a vida é ao vivo, em 2022 a Cidade do Rock está de volta ao Parque da Bela Vista nos dias 18,19,25 e 26 de junho de 2022. Deixamos-te aqui algumas recomendações para que a tua experiência Rock in Rio Lisboa seja incrível:

 

Saúde

Recomendamos que, caso tenha algum problema de saúde e faça medicação regularmente, traga consigo a mesma. Recomendamos igualmente que tenha o seu Programa de Vacinação atualizado, incluindo a vacinação contra a COVID-19.

A sua saúde é uma das nossas prioridades. Caso apresente algum sintoma compatível com COVID-19, ou tenha estado em contacto próximo com alguém que é caso confirmado da infeção, faça um autoteste antes de se deslocar para o recinto do evento. Caso esteja positivo, contacte o SNS24 através do 808242424 e siga as recomendações.

O grupo Lusíadas vai estar presente no recinto para prestar cuidados a todos os que deles precisarem. Existe um Centro Médico, junto ao Palco Mundo, e um Posto de Saúde junto ao Music Valley. Deverá consultar a planta do Parque e/ou o Ponto de Informação, ambos à entrada do recinto. Para além destes espaços físicos, por todo o recinto estarão distribuídas equipas de médicos e enfermeiros, devidamente identificados, prontos a prestar assistência a todos os participantes.

A DICAD (Divisão de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências da ARSLVT) vai desenvolver uma intervenção junto do público do evento, que promove a Redução de Riscos associados ao consumo de substâncias psicoativas e ao uso nocivo de álcool. Participa no desenvolvimento da ação 18+, promovendo ações junto dos operadores de venda de bebidas alcoólicas, sobre o consumo permitido apenas a maiores de 18 e de forma responsável, e promove formação de jovens universitários para participarem na colocação de pulseiras desta ação. No Stand “Let’s Talk”, do DICAD, serão realizados testes de alcoolémia, sensibilização para as implicações na condução de veículos; comportamentos sexuais desprotegidos; testes de monóxido de carbono, para avaliar o impacto do consumo de tabaco; distribuição de preservativos, e muito mais.

 

Vestuário e calçado confortável

O evento realiza-se das 12h às 2h num parque natural, a céu aberto, pelo que o vestuário deve ser confortável e adequar-se às variações de temperatura. Por isso, recomendamos o uso de roupa fresca durante o dia e de casacos quentes à noite. O recinto do evento é grande, com algumas colinas e piso algo irregular, pelo que o uso de calçado confortável é fortemente aconselhado.

 

Cuidados essenciais com o calor e/ou o frio

Durante o dia, não deve ser esquecido o uso de protetor solar, chapéu ou lenço. Evite estar ao sol por longos períodos, e use as sombras disponíveis em todo o recinto. Se chover, traga um impermeável (chapéus de chuva não são permitidos). Se estiver frio, use várias camadas de roupa, em vez de uma única muito grossa, e não use roupas demasiado justas que dificultem a circulação sanguínea. Evite andar descalço no chão frio ou molhado.

 

Alimentação e hidratação

Não deve estar muitas horas sem comer. Tenha sempre consigo umas bolachas ou snacks rápidos, para eventual necessidade.

Recomendamos a ingestão frequente de água (mesmo que não sinta sede!) para evitar desidratação e manter o equilíbrio natural do corpo.

É permitido entrar com águas e sumos (atenção: nada de vidro e as garrafas de plástico, máximo de 33 cl, e não podem entrar com tampa).

Dentro do recinto, tem à sua disposição inúmeros pontos de venda de alimentos e bebidas saborosos e diversos, e também bebedouros públicos.

 

Transportes públicos e complementares

Todos os anos o Rock in Rio tem um plano de mobilidade, de abrangência nacional, com alargamento de horários de serviços urbanos, rotas nacionais dedicadas e vários serviços com desconto mediante apresentação do bilhete Rock in Rio Lisboa. Aproveite e venha à Cidade do Rock sem preocupações, de forma segura, confortável e sustentável. Para mais informações, consulte https://comochegar.rockinriolisboa.pt/.

 

Acessibilidade

Com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, teremos vários serviços para pessoas com mobilidade reduzida, permanente ou temporária, grávidas e para pessoas com deficiência auditiva ou visual. Toda a informação está disponível em https://rockinriolisboa.sapo.pt/acessibilidade/. Teremos estacionamento dedicado para pessoas com dístico de mobilidade reduzida, uma entrada diferenciada e com rampa e na entrada do Rock in Rio terá uma equipa de apoio de técnicos especializados da Sta. Casa disponível para ajudar e melhor encaminhar. Pode ainda esclarecer todas as questões através do e-mail accessibility@rockinrio.com ou do telemóvel 915068129.

 

Segurança

Não é permitida a entrada de animais, exceto cães guia, nem objetos que representem risco ou sejam considerados perigosos, nomeadamente: garrafas (só garrafas pequenas de plástico e até 33 cl, sempre sem tampa), latas, capacetes, armas de fogo, objetos cortantes e/ou perfurantes, guarda-chuva, powerbanks de grandes dimensões, etc. Não é permitida a entrada de alimentos que não sejam para consumo próprio. Deve trazer o seu protetor solar, numa embalagem até 100ml. Todos os alimentos e bebidas que fiquem retidos pela PSP serão doados à Refood4Good.

Estão também proibidas as gravações e transmissões em áudio ou vídeo da totalidade ou de parte do evento por qualquer meio. Máquinas fotográficas profissionais e selfie sticks também não são permitidos.

Se trouxer algum destes objetos, o Rock in Rio disponibiliza serviço de bengaleiro no exterior do recinto, junto à rotunda da Bela Vista.

 

Crianças

Os menores de 12 anos e maiores de 3 anos poderão entrar na Cidade do Rock se devidamente acompanhados pelo titular das responsabilidades parentais (pai ou mãe) ou um adulto identificado que por eles se responsabilize. Antes da entrada no recinto, é colocada, pela Prosegur, uma pulseira com contacto do adulto responsável que acompanha a criança. Caso precise de alguma pulseira após entrar na Cidade do Rock, peça no Ponto de Informação à entrada do recinto.

Sempre que precisar de apoio não hesite em pedi-lo no Ponto de Informação ou dirigir-se a qualquer equipa do RIR, da Saúde (Lusíadas) ou da Segurança (Prosegur) distribuídos pelo recinto. Estamos aqui para o ajudar a viver uma experiência festivaleira única!

 

Proibições da Cidade do Rock

É expressamente proibida a entrada no recinto de alimentos e bebidas em grandes quantidades, de objetos que sejam proibidos pela legislação em vigor ou considerados perigosos pelo Promotor do Evento e pelas entidades fiscalizadoras e que possam colocar em risco a segurança dos seus portadores e/ou do público do Evento, nomeadamente:

– Bebidas alcoólicas;

– garrafas de vidro;

– garrafas com tampa e com embalagem superior a 0,33cl;

– embalagens de líquidos com capacidade superior a 100ml;

– latas (bebida e spray);

– capacetes;

– selfie sticks;

– armas de fogo e armas brancas;

– fogo de artifício, material pirotécnico e explosivos;

– objetos cortantes, pontiagudos ou perfurantes;

– chapéus de chuva;

– cadeiras;

– cordas;

– lasers e lanternas;

– substâncias tóxicas e drogas;

– computadores e laptops;

– power banks, com dimensão superior a um telemóvel;

– malas e mochilas de viagem e de grandes dimensões;

– equipamento de áudio, vídeo ou fotográfico, de grandes dimensões e/ou profissional, com ou sem tripé.

 

Temos encontro marcado no Parque da Bela Vista, até breve!

OUTRAS NOVIDADES