PUBLICADO EM: 29/10/2021

Metas Sustentabilidade 2030

Capa

No ano em que comemora 20 anos do projeto “Por Um Mundo Melhor”, o Rock in Rio
assume publicamente, pela primeira vez, o compromisso de ir ainda mais longe nesta
sua missão, anunciando um conjunto de metas de sustentabilidade.
Depois de se ter estabelecido como o primeiro grande evento de música do mundo a
compensar a sua Pegada Carbónica (há 15 anos) e a ter a certificação ISO 20121 –
Eventos Sustentáveis, os esforços do festival no caminho da sustentabilidade não
pararam por aqui e do seu legado já fazem parte marcos como ter reduzido em 62% o
consumo de combustível – mesmo tendo aumentado para o dobro a sua dimensão -,
ser Lixo Zero nas edições de Lisboa e ter reduzido 10 toneladas de resíduos em
2018 com a adoção do copo reutilizável, ter facilitado o acesso à saúde a mais
de 500.000 pessoas ou ter investido 35 milhões de euros em projetos sociais e
ambientais que beneficiaram 1 milhão de pessoas, apoiaram mais de 200
entidades, financiaram 28  projetos da  UNESCO e auxiliam 56.000 beneficiários
anualmente, em todo o mundo.

Agora, além de dar continuidade ao seu Plano de Sustentabilidade, o festival estabelece
metas ambiciosas para 2030, que se concentram essencialmente nas temáticas que o
Rock in Rio acredita serem as mais necessárias para alimentar conversas que serão cada
vez mais relevantes: educação, sistemas alimentares, alterações climáticas, economia
circular, inclusão e pluralidade. Para a concretização destas metas existem já várias
iniciativas desenhadas que começarão a ser implementadas desde já, e em conjunto com
os parceiros do Rock in Rio, nomeadamente:

– promover estágios no festival para pessoas
em situação de carência económica e social, dando uma perspetiva de futuro e
preparando-os para o mercado dos eventos

– reduzir a geração de resíduos eliminando a
embalagem primária e incentivando a economia circular entre os parceiros na Cidade do
Rock

– promover alimentos sazonais e locais, promover a dose certa para evitar
desperdício de alimentos e continuar a doar as sobras alimentares

– melhorar a
acessibilidade e deixar de forma vincada na comunidade que o Rock in Rio é um evento
para todos

– promover o descanso, a hidratação e a alimentação adequadas entre todas
as equipas presentes na Cidade do Rock

– envolver na política de sustentabilidade do
festival, através de campanhas dedicadas, todos os parceiros.

“Para cada edição definiremos metas intermédias – passos para alcançarmos as metas de
2030, suportados pelo nosso Plano de Sustentabilidade onde reuniremos as ações que
nos comprometemos a implementar. Este Plano é distribuído por todos os nossos
parceiros e estará, também, disponível no nosso site, assim como a Política de
Sustentabilidade e outras ferramentas às quais todos podem ter acesso para se
inspirarem nos seus projetos e dia-a-dia”, afirma Dora Palma, Sustainability Manager do
Rock in Rio.

OUTRAS NOVIDADES