Por Um Mundo Melhor

O Rock in Rio quer ajudar a transformar o planeta, não só através da música e do entretenimento, mas também de causas sociais, ambientais e culturais. Sabe mais e participa!

www.esolidar.com/b/estatudoconectado

Compromisso Rock in Rio

Visão de Gestão de Sustentabilidade

A nossa visão é ser mais do que o maior evento de música e entretenimento do mundo, é usar o poder da marca Rock in Rio como força motriz para atingirmos o nosso compromisso de apoio à construção de um mundo melhor. Após o lançamento do plano de sustentabilidade em 2010, como uma evolução do manual de boas práticas criado em 2008, foi assumido o compromisso de compreender plenamente o impacto e identificar maneiras de minimizar os efeitos negativos e maximizar os legados positivos ambientais, sociais e económicos do evento.

Rock in Rio recebeu em 2013 a primeira certificação na América na norma internacional ISO 20121 no âmbito da gestão sustentável do maior evento de música e entretenimento do mundo. Esta certificação é o reconhecimento do poder realizador da marca que desenvolve diversas ações no âmbito do seu compromisso com a construção de um mundo melhor, assumindo a responsabilidade dos seus impactos, minimizando os negativos e potencializando os positivos, desenvolvendo ainda ações para a compensação dos impactos negativos sociais, ambientais e econmicos que sejam inevitáveis.

Em cada edição do Rock in Rio, são avaliadas 15 questões identificadas como chave para garantir a sustentabilidade do Rock in Rio nos seus três pilares:

ACESSIBILIDADE E VISUALIZAÇÃO Questões de acessibilidades associadas ao contexto do local, instalações, adequações, serviços prestados, incluindo marketing e comunicação etc.

SUBORNO E CORRUPÇÃO Políticas anticorrupção, presentes e gratificações.

COMUNICAÇÃO Atividades relacionadas ao envolvimento das partes interessadas e a circulação das informações de forma clara e transparente.

COMUNIDADE LOCAL Impactos diretos e indiretos nas atividades do evento na comunidade, questões de entrada, operação e saída (ruídos, trânsito, iluminação etc.).

PRÁTICAS DO CONSUMIDOR Atividades em risco de não satisfazer as necessidades do público/consumidor em relação à segurança, liberdade de escolha, informação, direitos do consumidor e educação sobre os impactos da escolha do consumidor.

DISCRIMINAÇÃO E GRUPOS VULNERÁVEIS Atividades em risco significativo de discriminação, ou violação dos direitos de grupos vulneráveis e de povos indígenas.

DESEMPENHO ECONÓMICO Impactos econômicos diretos e indiretos na comunidade.

AQUISIÇÕES E ESCOLHA DE MATERIAIS E SERVIÇOS Critérios de sustentabilidade com relação a consumíveis, considerando o uso eficiente de todos os materiais no ciclo de vida completo.

UTILIZAÇÃO DE RECURSOS Atividades em risco de utilização irresponsável e ineficiente de recursos, incluindo energia, água e materiais. Dever-se-á combinar ou substituir recursos não renováveis com recursos renováveis e sustentáveis, por exemplo, utilizando tecnologias inovadoras. Considerar também a conservação dos recursos.

ALIMENTOS E BEBIDAS Os serviços de fornecimento de alimentos e bebidas são acessíveis e oferecem escolha e equilíbrio e são seguros e higiénicos.

DESENVOLVIMENTO HUMANO E FORMAÇÃO Força de trabalho por tipo de emprego, contrato e região, e programas para gestão de competências e apoio contínuo da empregabilidade da força de trabalho e da cadeia de valor.

BIODIVERSIDADE E PRESERVAÇÃO Valorizar e proteger a diversidade da vida em todas as suas formas, protegendo e restaurando serviços de ecossistema e uso da terra e dos recursos naturais de forma sustentável em conexão com o local do evento, fornecimento de alimentos e bebidas (por exemplo, espécies ameaçadas de extinção) e utilização de materiais etc.

SEGURANÇA e BEM-ESTAR Políticas e procedimentos de segurança (sistemas de emergência e evacuação) e direitos humanos.

RESÍDUOS Prevenção, redução, deposição e gestão de resíduos.

TRANSPORTE E LOGÍSTICA Impactos do transporte de pessoas (acesso ao transporte para pessoas com deficiência) e mercadorias.

Com a sua expansão, o Rock in Rio é hoje um evento de nível internacional e, como tal, compromete-se a implementar a norma em qualquer país que ocorra com a premissa da melhoria contínua de edição para edição, adotando as práticas mais exigentes.

Se for nosso parceiro (patrocinador, apoio ou fornecedor) e pretende saber qual o seu papel neste compromisso, ou não é nosso parceiro mas quer saber mais sobre a Política de Sustentabilidade ou sobre o Sistema de Gestão de Sustentabilidade de Eventos – SGSE do Rock in Rio, de acordo com a norma ISO 20121:2012, contacte-nos: sustentabilidade@rockinrio.com

Consulte aqui os Princípios, Propósitos, Valores e Política e o Plano de Sustentabilidade do Rock in Rio.

Atitude Rock in Rio

ISO 20121

Small logo apcer   pwc
ISO 20121

O Rock in Rio recebeu em 2013 a primeira certificação na América Latina na norma internacional ISO 20121 – SISTEMAS DE GESTÃO DE EVENTOS SUSTENTÁVEIS, no âmbito da gestão sustentável do maior evento de música e entretenimento do mundo. Esta certificação é o reconhecimento do poder realizador da marca que desenvolve diversas ações no âmbito do seu compromisso com a construção de um mundo melhor, assumindo a responsabilidade dos seus impactos, minimizando os negativos e potenciando os positivos, desenvolvendo ainda ações para a compensação dos impactos negativos sociais, ambientais e económicos que sejam inevitáveis.

Com a sua expansão, o Rock in Rio é hoje um evento de nível internacional e, como tal, compromete-se a implementar a norma em qualquer país que ocorra com a premissa da melhoria contínua de edição para edição, adotando as práticas mais exigentes.

Se for nosso parceiro (patrocinador, apoio ou fornecedor) e pretende saber qual o seu papel neste compromisso, ou não é nosso parceiro mas quer saber mais sobre a Política de Sustentabilidade ou sobre o Sistema de Gestão de Sustentabilidade de Eventos – SGSE do Rock in Rio, de acordo com a norma ISO 20121:2012, contacte-nos: sustentabilidade@rockinrio.com

Gestão de Resíduos

Small sustantebilidade
Copos Reutilizáveis

Rock in Rio-Lisboa 2018 com copos reutilizáveis e colecionáveis
Esta iniciativa procura combater o desperdício de recursos, provocado pelos copos de plástico descartáveis. Os copos serão oferecidos aos festivaleiros, dentro da Cidade do Rock, e quem os reutilizar terá um desconto de 0,50€ a 1,00€ na bebida. A coleção é composta por 10 modelos diferentes, com imagens exclusivas, estando disponíveis nas medidas de 25cl, 40cl e 50cl.

Gestão de Resíduos

Implementado pela primeira vez no Rock in Rio Lisboa 2008, o selo 100R marcou o início do projeto, unindo para sempre a história do evento à do selo, uma iniciativa da Sociedade Ponto Verde, entidade gestora de resíduos de embalagens de Portugal, que foi lançado no Brasil, no Rock in Rio 2011.

O plano de gestão de resíduos baseia-se nos três pilares da sustentabilidade: Econômico, com reutilização de materiais; Ambiental, com redução da quantidade de resíduos encaminhados para aterro, prevenção da geração de resíduos e produção de composto orgânico para uso em projetos de reflorestamento; e Social, com a doação dos materiais e alimentos excedentes no fim do evento em Portugal e nos EUA. Para atingir a meta de valorizar e reciclar os seus resíduos, o Rock in Rio implementará, em conjunto com seus parceiros, uma série de medidas que vão desde a formação de todos os envolvidos na produção e separação dos resíduos do evento à sensibilização do público, peça fundamental para o sucesso desta grande operação. 

Para alcançar o objetivo de aumentar a taxa de redução, reutilização, valorização e reciclagem em todas as edições, são tomadas as seguintes medidas:

  • Plano de gestão de resíduos rigoroso para todos os parceiros e organização;
  • Parcerias com entidades de recolha e tratamento de resíduos, públicas e privadas;
  • Acompanhamento dos trabalhos de montagem e desmontagem;
  • Formação e informação aos operadores de lojas, stands e fornecedores;
  • Doação de materiais no fim do evento;
  • Doação de alimentos excedentes a instituições de solidariedade social em Portugal e nos EUA;
  • Ações especiais para o público do Rock in Rio. Com estas ações, já enviamos 1.523 toneladas de resíduos para reciclagem ou valorização, o que corresponde a cerca de 70% dos resíduos produzidos.
Parceiros na Gestão de Resíduos

Sociedade Ponto Verde
Valorsul
Câmara Municipal de Lisboa
Ovo Solutions

Pegada Carbónica

Small pegada carbonica
Pegada Carbónica

Desde 2006, o Rock in Rio calcula a pegada carbónica, associada à realização do festival, na conta do Rock in Rio, auditada por uma consultora independente. Entram desde emissões geradas pela deslocação de bandas, público e mercadorias e a energia gasta na produção do evento até o consumo de energia gasta no tratamento de resíduos gerados durante o festival, incluindo montagem e desmontagem.


Até 2016, 118 mil árvores foram plantadas para compensar as emissões geradas pelo Rock in Rio. Até agora já foram recuperados 43 hectares de floresta que ardeu. Adicionalmente, o Rock in Rio já financiou projetos de melhoria de condições ambientais de indústrias no Brasil.

Doação de Materiais

Small doacao de materiais
Doação de Materiais

Assumindo o compromisso final de redução da pegada carbónica, o Rock in Rio criou uma base de dados com todos os materiais com maior representatividade dentro da Cidade do Rock, e a colocou à disposição para qualquer entidade que deseje recolhê-la no fim do evento.

Assim, se se pretende candidatar a recolher de forma gratuita os excedentes, deverá efetuar o registro, indicar os materiais que deseja e, em maio, será contactado pela nossa organização para efetuar a recolha.

Atenção: o estado final dos materiais dependerá sempre da utilização que sofrerem durante o evento.


Lista de materiais disponíveis:

  • Alcatifa
  • Linóleo
  • Relva sintética
  • Tecidos diversos
  • Madeira diversa pintada ou por pintar
  • Lycra de cor branca
  • Lonas


Para requisitar, envie um e-mail para sustentabilidade@rockinrio.com com os seguintes dados:

  • Nome da instituição:
  • Pessoa de contato:
  • Celular:
  • E-mail:
  • Material e quantidade pretendida:
  • Fim a que se destina:

Receberá um e-mail de confirmação e, se possível, com a marcação da recolha do mesmo.

Mobilidade e Acessibilidade

Small mobilidade e acessibilidade
Mobilidade

Mais de metade da pegada carbónica do Rock in Rio Lisboa está associada à deslocação do público à Cidade do Rock. Desde 2008 que o Rock in Rio desenvolve campanhas de sensibilização dedicadas à mobilidade do público e estabelece parcerias com empresas de transportes públicos para o alargamento de horários e serviços especiais, a fim de que o público tenha opções de deslocação mais sustentáveis e seguras. Em 2012, foi o primeiro evento em Portugal com um bicicletário, para guardar as suas bicicletas e fazer algumas reparações necessárias. Em breve, disponibilizaremos mais informações úteis.

Acessibilidade

O Rock in Rio é um evento inclusivo e acessível. Estabeleceu parcerias com entidades que desenvolvem projetos e que possuem conhecimento técnico nesta área, testando sempre as infraestruturas para um melhor serviço para todos. Em breve, disponibilizaremos mais informações úteis.

FAQs Mobilidade Reduzida

Normas de funcionamento das plataformas de mobilidade condicionada/reduzida:

  1. Podem usufruir das plataformas, em regime prioritário todas as pessoas com mobilidade condicionada/reduzida

  2. Os utilizadores das plataformas poderão usufruir da presença de um acompanhante, sempre que a lotação das plataformas assim o permita, visto que a prioridade será sempre dada às pessoas com mobilidade condicionada/reduzida.

  3. Só é permitida a presença de acompanhantes com idade permitida pela produção para a entrada no recinto (3 anos).

  4. Podem usufruir das Plataformas Gravidas que atestem gravidez de risco e gravidez em fim de tempo (a partir dos 6 meses)

  5. (Não querem incluir uma alínea para idosos? Porque não é só a mobilidade é o facto de precisar de se sentar)

  6. Os WCs das plataformas são para utilização exclusiva de pessoas com mobilidade condicionada/reduzida e grávidas.

  7. A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e o Rock in Rio reservam-se no direito de não permitir a entrada/permanência nas plataformas a pessoas que não se enquadrem nas normas de funcionamento das mesmas.



Rock in Rio Atitude Sustentável

Small premio rock in rio atitude sustentavel
Rock in Rio Atitude Sustentável

Desde 2008, a organização premia os parceiros que se destacam na sua performance sustentável dentro do Rock in Rio. A edição de 2016 em Lisboa não foi exceção: foram selecionados os parceiros que melhor incorporaram os princípios do nosso Plano de Sustentabilidade e contribuíram para a sustentabilidade do evento, projeto auditado pela PriceWaterCoopers.


Para mais informações, entre em contato por e-mail: sustentabilidade@rockinrio.com..