a-ha

• Palco Mundo
a-ha

Em 1982, Morten Harket (vocalista), Magne Furuholmen (teclista) e Pål Waaktaar-Savoy (guitarrista) formam os a-ha em Oslo, na Noruega, aquela que seria uma das maiores bandas de pop/rock e new wave da década de 80.

Deste álbum sairiam três grandes hits: “Take on Me”, “Hunting High and Low” e “The Sun Always Shines on T.V.”. Graças ao seu enorme sucesso, em 1986, viriam a ganhar oito galardões da MTV, entre eles o de prémio Revelação e o prémio Escolha do Público, além de terem sido nomeados também para um Grammy Award, na categoria de Revelação.

No ano de 2009 o trio anunciou que a digressão mundial do ano seguinte seria a sua última. Após a despedida, o balanço não poderia ter sido melhor: ao todo, os a-ha tinham lançado nove álbuns de estúdio e 40 singles, perfazendo cerca de 60 milhões de cópias vendidas em todo o mundo.

Quatro anos depois, é anunciada uma parceria entre os a-ha e o Rock in Rio para a comemoração dos 30 anos de ambos, em 2015.

A 25 de março de 2015, a banda norueguesa anunciava o seu regresso definitivo, com o lançamento do álbum Cast in Steel.

Recorde-se que todos os que quiserem garantir, desde já, o seu lugar na próxima edição do Rock in Rio Lisboa poderão fazê-lo aqui.

Porque Assistir?

TOP

O albúm de estreia “ Hunting High and Low” alcança o primeiro lugar na Noruega, número dois no Reino Unido e décimo quinto na lista de álbuns mais vendidos da Billboard 200.

CURIOSIDADE

O nome a-ha, sinónimo de surpresa ou espanto, foi encontrado num bloco de notas de Pål , acabando por ser adotado pela banda.

TOP

A música “Take on me” chegou aos 900 milhões de visualizações.

Para entrar no clima