O Rock in Rio usa o seu poder para reunir pessoas não só para emocionar o público, mas também impactar a vida de quem precisa. Foi a partir da terceira edição no Rio de que o projeto Por um Mundo Melhor, nasce para usar a força do festival para motivar as pessoas a
melhorias de vida por meio de mudanças quotidianas. Desde então, mais de 34 milhões de euros já foram investidos em ações que incluem o plantio de 304 mil árvores, a construção de uma escola na Tanzânia, um centro de saúde no Maranhão, a educação de 3.200 jovens no Ensino Básico no Rio de Janeiro, instalação de 760 painéis solares em 38 escolas em Portugal, a instalação em ONG de 14 salas sensoriais para melhorar a qualidade de vida de centenas de jovens portadores de necessidades especiais em Portugal, doação de mais de 2.200 instrumentos para cerca de 150 instituições sem fins lucrativos, a construção de dez salas de música em escolas públicas e a formação de assistente de luthier a 40 jovens de uma das primeiras comunidades pacificadas do Rio de Janeiro.
A nossa visão é ser mais do que o maior evento de música e entretenimento do mundo, é usar o poder da marca Rock in Rio como força motriz para atingirmos o nosso compromisso …
Rock in Rio recebeu em 2013 a primeira certificação na América na norma internacional ISO 20121 no âmbito da gestão sustentável do maior evento de música e entretenimento do mundo. Esta certificação é o reconhecimento do poder realizador da marca que desenvolve diversas ações no âmbito do seu compromisso com a construção de um mundo melhor, assumindo a responsabilidade dos seus impactos, minimizando os negativos e potencializando os positivos, desenvolvendo ainda ações para a compensação dos impactos negativos sociais, ambientais e econmicos que sejam inevitáveis.
Em cada edição do Rock in Rio, são avaliadas 15 questões identificadas como chave para garantir a sustentabilidade do Rock in Rio nos seus três pilares:
ACESSIBILIDADE E VISUALIZAÇÃO Questões de acessibilidades associadas ao contexto do local, instalações, adequações, serviços prestados, incluindo marketing e comunicação etc.
SUBORNO E CORRUPÇÃO Políticas anticorrupção, presentes e gratificações.
COMUNICAÇÃO Atividades relacionadas ao envolvimento das partes interessadas e a circulação das informações de forma clara e transparente.
COMUNIDADE LOCAL Impactos diretos e indiretos nas atividades do evento na comunidade, questões de entrada, operação e saída (ruídos, trânsito, iluminação etc.).
PRÁTICAS DO CONSUMIDORAtividades em risco de não satisfazer as necessidades do público/consumidor em relação à segurança, liberdade de escolha, informação, direitos do consumidor e educação sobre os impactos da escolha do consumidor.
DISCRIMINAÇÃO E GRUPOS VULNERÁVEIS Atividades em risco significativo de discriminação, ou violação dos direitos de grupos vulneráveis e de povos indígenas.
DESEMPENHO ECONÓMICO Impactos econômicos diretos e indiretos na comunidade.
AQUISIÇÕES E ESCOLHA DE MATERIAIS E SERVIÇOSCritérios de sustentabilidade com relação a consumíveis, considerando o uso eficiente de todos os materiais no ciclo de vida completo.
UTILIZAÇÃO DE RECURSOS Atividades em risco de utilização irresponsável e ineficiente de recursos, incluindo energia, água e materiais. Dever-se-á combinar ou substituir recursos não renováveis com recursos renováveis e sustentáveis, por exemplo, utilizando tecnologias inovadoras. Considerar também a conservação dos recursos.
ALIMENTOS E BEBIDAS Os serviços de fornecimento de alimentos e bebidas são acessíveis e oferecem escolha e equilíbrio e são seguros e higiénicos.
DESENVOLVIMENTO HUMANO E FORMAÇÃO Força de trabalho por tipo de emprego, contrato e região, e programas para gestão de competências e apoio contínuo da empregabilidade da força de trabalho e da cadeia de valor.
BIODIVERSIDADE E PRESERVAÇÃO Valorizar e proteger a diversidade da vida em todas as suas formas, protegendo e restaurando serviços de ecossistema e uso da terra e dos recursos naturais de forma sustentável em conexão com o local do evento, fornecimento de alimentos e bebidas (por exemplo, espécies ameaçadas de extinção) e utilização de materiais etc.
SEGURANÇA e BEM-ESTAR Políticas e procedimentos de segurança (sistemas de emergência e evacuação) e direitos humanos.
RESÍDUOS Prevenção, redução, deposição e gestão de resíduos.
TRANSPORTE E LOGÍSTICA Impactos do transporte de pessoas (acesso ao transporte para pessoas com deficiência) e mercadorias.