ROCK IN RIO LISBOA
FALTAM
 
19, 20, 27, 28 e 29 de MAIO 2016
Portugal MAIO 2016

ISO 20121 – EVENTOS SUSTENTÁVEIS

Visão de Gestão de Sustentabilidade

A nossa visão é ser mais do que o maior evento de música e entretenimento do mundo, é usar o poder da marca Rock in Rio como força motriz para atingirmos o nosso compromisso de apoio à construção de um mundo melhor. Após o lançamento do Plano de Sustentabilidade em 2010, como uma evolução do manual de boas práticas criado em 2008, foi assumido o compromisso de compreender plenamente o impacto e identificar maneiras de minimizar os efeitos negativos e maximizar os legados positivos ambientais, sociais e económicos do evento.

O Rock in Rio recebeu em 2013 a primeira certificação na América na norma internacional ISO 20121 no âmbito da gestão sustentável do maior evento de música e entretenimento do mundo. Esta certificação é o reconhecimento ao poder realizador da marca que desenvolve diversas ações no âmbito do seu compromisso com a construção de um mundo melhor, assumindo a responsabilidade dos seus impactos, minimizando os negativos e potenciando os positivos, desenvolvendo ainda ações para a compensação dos impactos negativos sociais, ambientais e económicos que sejam inevitáveis.

Em cada edição do Rock in Rio são avaliadas 15 questões, identificadas como chave, para garantir a sustentabilidade do Rock in Rio nos seus três pilares:

ACESSIBILIDADE E VISUALIZAÇÃO: Questões de acessibilidades associadas ao contexto do local, instalações, adequações, serviços prestados, incluindo marketing e comunicação etc.

SUBORNO E CORRUPÇÃO: Políticas anti corrupção, presentes e gratificações.

COMUNICAÇÃO: Atividades relacionadas ao envolvimento das partes interessadas e a circulação das informações de forma clara e transparente.

COMUNIDADE LOCAL: Impactos diretos e indiretos nas atividades do evento na comunidade, questões de entrada, operação e saída (Ruídos, trânsito, iluminação, etc.).

PRÁTICAS DO CONSUMIDOR: Atividades em risco de não satisfazer as necessidades do Público/Consumidor em relação à segurança, liberdade de escolha, informação, direitos do consumidor e educação sobre os impactos da escolha do consumidor.

DISCRIMINAÇÃO E GRUPOS VULNERÁVEIS: Atividades em risco significativo de discriminação, ou violação dos direitos de grupos vulneráveis e povos indígenas.

DESEMPENHO ECONÓMICO: Impactos económicos diretos e indiretos na comunidade.

AQUISIÇÕES E ESCOLHA DE MATERIAIS E SERVIÇOS: Critérios de sustentabilidade com relação a consumíveis, considerando o uso eficiente de todos os materiais no ciclo de vida completo.

UTILIZAÇÃO DE RECURSOS: Atividades em risco de utilização irresponsável e ineficiente de recursos, incluindo energia, água e materiais. Dever-se-á combinar ou substituir recursos não renováveis com recursos renováveis e sustentáveis, por exemplo, utilizando tecnologias inovadoras. Considerar também a conservação dos recursos.

ALIMENTOS E BEBIDAS: Os serviços de fornecimento de alimentos e bebidas são acessíveis e oferecem escolha e equilíbrio e são seguros e higiénicos.

DESENVOLVIMENTO HUMANO E FORMAÇÃO: Força de trabalho por tipo de emprego, contrato e região, e programas para gestão de competências e apoio contínuo da empregabilidade da força de trabalho e da cadeia de valor.

BIODIVERSIDADE E PRESERVAÇÃO: Valorizar e proteger a diversidade da vida em todas as suas formas, protegendo e restaurando serviços de ecossistema e uso da terra e dos recursos naturais de forma sustentável em conexão com o local do evento, fornecimento de alimentos e bebidas (por exemplo, espécies ameaçadas de extinção) e utilização de materiais etc.

SEGURANÇA e BEM-ESTAR: Políticas e procedimentos de segurança (sistemas de emergência e evacuação) e direitos humanos.

RESÍDUOS: Prevenção, redução, deposição e gestão de resíduos.

TRANSPORTE E LOGÍSTICA: Impactos do transporte de pessoas (acesso ao transporte para pessoas com deficiência) e mercadorias.

Com a sua expansão o Rock in Rio é hoje um evento de nível internacional e como tal compromete-se a implementar a norma em qualquer país que ocorra com a premissa da melhoria contínua de edição para edição, adotando as práticas mais exigentes.Se é nosso parceiro (patrocinador, apoio ou fornecedor) e pretende saber qual o seu papel neste compromisso, ou se apenas quer saber mais sobre a política de sustentabilidade do Rock in Rio ou a implementação da norma ISO 20121 – eventos sustentáveis contacte-nos para sustentabilidade@rockinrio.com

Consulte aqui os Princípios, Propósitos, Valores e Política e o Plano de Sustentabilidade do Rock in Rio.

Certificado por:

 
apcer certificação

Auditado Internamente por uma Entidade Externa

PwC_fl_c

Identificação e Avaliação da Conformidade Legal:

siawise 4 final
Consultoria:
Logo SDC vertical-01

Parceiros no âmbito da Higiene e Segurança Alimentar:

CA

Certifica formação de trabalhos em altura em equipamentos:

ipaf